domingo, 7 de novembro de 2010

REGINA GOMES E LUCAS GOMES EM ALTO ESTILO


Regina Gomes em mais uma vitória no Festival Paraense de Natação 2010




O III Grande Festival Aquático de piscina de 50m realizado no final de semana, 4, 5 e 6, confirmou mais uma vez o favoritismo de Regina Gomes nas provas de fundo. A atleta é patrocinada por FLY, AÇAÍ DO PARÁ. Foram sete provas disputadas com 5 medalhas de ouro e duas de bronze.

Regina Gomes venceu nos 50, 200, 400 e 800m Livre e ainda no Revezamento Livre. As duas de bronze vieram nos 50m Borboleta e 200m Medley. Na prova dos 100m Livre a atleta não foi relacionada para a disputa, essa é outra prova que Regina costuma vencer.

Com sua boa performance, Regina Gomes se candidata como a grande favorita para ficar o título de Campeã Paraense de Natação 2010, unificando as provas dos 50 aos 400m.

As novas provas que Regina está se dedicando são Borboleta e Medley, com um bom aproveitamento, pois já está em as três primeiras colocadas.


Lucas Gomes ao centro ladeado por atletas de Tuna e Remo

LUCAS GOMES


A dobradinha da família Gomes já está acontecendo na Natação Paraense, com Regina e Lucas Gomes. Ele, 10 anos, foi a grande sensação do III Grande Festival de Natação 50m na UEPA nos dias 4, 5 e 6 de novembro. Em cinco participações Lucas Gomes venceu todas as provas chegando a surpreender até os técnicos adversários. Segundo o técnico Marcelo da Tuna, Lucas está em grande momento e poderá se tornar um grande campeão de Natação. Lucas Gomes nada desde o Crawn até o Borboleta e o Peito com a mesma determinação.

As provas vencidas por Lucas foram os 50m Borboleta, 50 e 100m Peito e os 100 e 200m Livre. Lucas é o grande favorito à ficar com os títulos da categoria Mirim II nessas provas em dezembro quando será realizado o Campeonato Paraense de Natação 2010.



terça-feira, 12 de outubro de 2010

MIRIM/PETIZ DE NATAÇÃO EM ARACAJÚ

Lucas Gomes viajou nesta terça-feira com destino a cidade de Aracajú/ES para a disputa do XL Festival CBDA/CORREIOS Norte-Nordeste de Clubes Mirim e Petiz .

Lucas Gomes viajou com muita esperança de trazer medalhas, Lucas conseguiu trazer medalhas nas últimas duas participações, em Recife e Fortaleza, conquistou medalha de bronze.

GRANDE FESTIVAL AQUATICO DE NATAÇÃO

Aconteceu nos 16 a 19 de setembro na piscina da UEPA, o GRANDE FESTIVAL AQUATICO DE NATAÇÃO.
Os irmãos Regina Gomes e Lucas Gomes tiveram uma brilhante participação no torneio. Regina conquistou 7 medalhas no total, 4 de ouro nos 200, 400 e 800 metros livre e mais no revezamento.
Duas medalhas de prata vieram nos 50 m Livre e 200 medley, esta última, foi a grande surpresa, por ser a primeira vez que ela fazia esse tipo de prova. A outra medalha foi o bronze nos 50 metros borboleta.
Regina Gomes melhorou seu desempenho nas piscina depois em que participou no início do mês de setembro o Norte/Nordeste em Fortaleza em teve uma participação abaixo do esperado. Na semana seguinte ao Norte/Nordeste, Regina voltou a capital cearense para a disputa dos JEBs e novamente teve outra participação abaixo do seu nível, enfrentando as melhores atletas do país, conseguiu um simples 15 lugar nos 50 m Livres.
Por sua vez, Lucas Gomes em setembro no GRANDE FESTIVAL AQUATICO DE NATAÇÃO, na UEPA, teve uma brilhante participação. Se ndo um atleta que a cada competição vem melhorando sua performance dentro d'água, Lucas Gomes conquistou 6 medalhas, sendo 3 de ouro, nos 50 Peito, 100 Peito e 100 Livre. Outras duas medalhas de prata vieram nos 50 m Borboleta e 50x4 Medley. A outra medalha foi a conquista do bronze nos 50 m crown.


quinta-feira, 22 de julho de 2010

Clima de Foz de Iguaçú esfria delegação Paraense

O Campeonato Brasileiro de Natação Infantil de Inverno 2010, Troféu Ruben Dinard de Araújo contou com mais de 530 atletas de 17 estados do Brasil. O Pará foi representado por Remo, Tuna e Adesef. A competição seria disputado nos dias 16, 17 e 18 se tudo fosse bem, mas o que ninguém imaginava, era a temperatura tão baixa na cidade de Foz de Iguaçú, o clima no dia da abertura, de sexta-feira, variou entre 7ºC a 11ºC.


Vários competidores reclamaram do frio intenso de Foz do Iguaçu, principalmente atletas do Norte e Nordeste, de climas mais quentes.

Segundo Márcio Ferreira, secretário de esportes de Foz do Iguaçu, a temperatura da água estava em 25°C no início da competição, ou seja, dentro das normas da Federação Internacional de Natação (FINA), que exige a piscina com águas variando entre 25°C e 28°C durante competições oficias. Mas no sábado, o clima esfriou tanto que beirou os 6ºC, dificultando totalmente que os atletas entrassem na piscina para nadarem. “O que ocorreu foi que o frio externo está muito intenso, o que acabou ocasionando essa situação”, disse o Secretário.

Até as 12 horas de sábado, o aquecimento da piscina não estava funcionando, pois os equipamentos que esquentavam a água haviam congelado. Além disso, a área onde foram realizadas as provas é semicoberta, e o ar frio circulava pelo local.

No período da tarde a competição, que reunia mais de 500 atletas de todo o país, continuou. Os equipamentos que mantinham a temperatura da água foram consertados, a área foi isolada com lonas plásticas e aquecedores de ar a gás foram instalados. De acordo com Marcio Ferreira, não era esperado um frio tão grande quanto o que houve. “As atitudes necessárias já foram tomadas e a competição transcorre normalmente, dentro das normas técnicas”, afirmou em entrevista ao Paraná TV.

Mesmo assim, mais seis atletas teriam passado mal. Todos foram atendidos na hora, e liberados em seguida. “O risco é de um atleta ter uma parada cardíaca”, explicou o médico Moisés Carvalho. A organização do evento optou, então, pelo cancelamento das provas.

Ao final da competição, 11 crianças passarem mal. Segundo reportagem do Paraná TV 2ª Edição, pelo menos cinco apresentaram quadro de hipotermia – quando a temperatura do corpo fica abaixo do normal.

O frio realmente esfriou a participação dos atletas no Brasileiro do Paraná, o Pará não conseguiu nenhum resultado positivo nos dois dias de provas, fato raro na natação do Pará em competição.

Parque Aquático do Complexo Esportivo Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçú.



A Adesef/Banco da Amazônia levou atletas que sonhavam com ouro, Andreza dos Remédios, Marina Malheiro e Regina Gomes eram algumas das atletas que viram a esperança morrer com o forte frio de Foz de Iguaçú.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

REGINA GOMES CONVOCADA PARA REPRESENTAR O BRASIL

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos divulgou a lista dos atletas de Natação que irão representar a Seleção Brasileira na Copa do Pacífico de Natação que acontecerá na cidade de Cartagena na Colômbia, no período de 15 a 19 de outubro de 2010.


A Copa do Pacífico de Natação reúne os principais nadadores sul americano, formados por atletas das seleções da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e do Brasil. A Seleção Brasileira é composta por atletas das regiões Norte e Nordeste, com idade acima de 12 anos.

Segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) o objetivo da escolha de atletas apenas dessas localidades é dar oportunidade deles participarem de competição de âmbito internacional e ao mesmo tempo motivar e estimular a natação na região.

A convocação contempla atletas dos sexos masculino e feminino das categorias Juvenil A , 13 e 14 anos – Juvenil B, 15, 16 e 17 anos.

Do Pará, os atletas selecionados para defenderem o Brasil são:

JUVENIL A - FEMININO (13 e 14 anos):
Andreza dos Remédios - Adesef/Banco da Amazônia
Marina Malheiro - Adesef/Banco da Amazônia

JUVENIL B - FEMININO (15, 16 e 17 anos):

Tamires Nascimento - Adesef/Banco da Amazônia
Mayara Santos - Adesef/Banco da Amazônia (Reserva)
 
JUVENIL A - MASCULINO (13 e 14 anos):
 
Nick Silva - Clube do Remo (Reserva)
 
JUVENIL B MASCULINO 15, 16 e 17 anos):
 
Renan Santos - Clube do Remo
Yago Guedes - Adesef/Banco da Amazônia
 
ÁGUAS ABERTAS:
 
Regina Gomes - Adesef/Banco da Amazônia
Marina Lélis - Clube do Remo
Yago Guedes - Adesef/Banco da Amazônia
Renan Silva - Clube do Remo
 
Técnicos:
 
Raimundo Penna - Adesef/Banco da Amazônia
Domingos Ferreira - Clube do Remo
 
Regina Gomes foi convocada para defender o Brasil graças as suas duas participações nesse tipo de prova
(Maratona Murubira/Farol - Setembro de 2009, terceira colocada geral feminino, primeiro lugar Petiz 2, Maratona Interfederativo de Natação (Baia do Guajará) em Maio de 2010 - terceira colocada geral feminino e primeiro lugar no Infantil 1). Essas colocações nessas duas maratonas, lhe deu o índice para a convocação pela CBDA para a Copa do Pacífico em outubro.

Regina Gomes convocada pela CBDA


Andreza dos Remédios, Lucas Gomes, Regina Gomes e Marina Malheiro


Yago Guedes ao centro com a presidente da FPDA Ellen Castro


Convocadas Regina Gomes e Marina Lélis


Técnico do Remo Domingos Ferreira e Regina Gomes


Comissão Técnica da Adesef Cássio e Pena com Regina

De parabéns, estão também os outros atletas convocados pela entidade: Marina Malheiro, Andreza dos Remédios, Tamires Nascimento, Mayara Santos, Nick Silva, Renan Silva, Yago Guedes, Marina Lélis e toda Comissão Técnica.

terça-feira, 29 de junho de 2010

JEP'S 2010

Os Jogos Estudantis Paraenses (Natação) 2010 foram realizados nos dias 26 e 27 de junho no Parque Aquático do Clube do Remo na Avenida Nazaré.

Regina Gomes do colégio CEI de Icoaraci teve uma participação razoável nos jogos, foram três provas, nos 100 m Medley obteve a medalha de prata, nos 50 m Livre conquistou o bronze e só ganhou ouro nos 400 m Livre, garantindo sua participação nos JEBs.

LUCAS GOMES E OS AMIGOS


Caio Furtado, Lucas Gomes e Marcelo Caio

Lucas Gomes está em evidência na Natação, desde 2009 quando chegou à Adesef, Lucas tem treinado forte para conquistar seu espaço nas piscinas por onde nada, o atleta procura unificar todos os estilos, Lucas se mostra forte nas competições locais e Nacionais, tem conseguido boas colocações nos torneios do Norte/Nordeste. Hoje está entre os primeiros colocados no Ranking Nacional, nos 100 m livre, Lucas está na segunda colocação com o tempo de 01’18”48; nos 200 m Livre, também ocupa a segunda colocação com o tempo de 02’51”30; nos 50 m Livre ocupa a 15ª colocação com o tempo de 00’36”21 e nos 50 m Borboleta ocupa a 14ª posição com 00’42”88.


Lucas Gomes aproveita o esporte também para aumentar seu ciclo de amizade, atletas como Marcelo Caio, Gabriel Lopes, Sávio Lopes e João Pedro, são atletas de Remo, Tuna e da própria Adesef que formam o grupo de amigos de Lucas Gomes, com muita descontração e disputas sem o revanchismo.
 

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Troféu Ana Júlia Carepa de Natação 2010

Andreza dos Remédios, Regina Gomes e
Marina Malheiros, foram destaques na competição.
Lucas também se destacou


Lucas Gomes começa a ganhar destaque na Natação



O Remo conquistou de forma brilhante o título de campeão do Troféu Ana Júlia Carepa de Natação piscina curta, ficando a Adesef/Banco da Amazônia com a segunda colocação, Tuna em terceiro e a seguir, Cabana Clube.


As quebras de recordes aconteceram com Tamires Nascimento, da Adesef/Banco da Amazônia, 16 anos, que foi o grande nome da competição que aconteceu no parque aquático do Remo nos dias 17, 18, 19 e 20. A nadadora alvinegra quebrou quatro recordes na categoria juvenil e ficou com o troféu índice técnico no júnior 1.
Outros recordistas do campeonato foram Yuri Costa, nos 100 livre e medley; Marina Malheiros, nos 50 costas; Iago Guedes, nos 200 livre, todos da Adesef/Banco da Amazônia; Renan Santos, do Remo, nos 100 medley, 50 livre e 50 borboleta. Andeza dos Remédios e Talissa Melo, também da Adesef/Banco da Amazônia, foram atletas com índices técnico no infantil I feminino.
O campeonato contou com a presença da governadora Ana Júlia Carepa. Seu pai, Arthur Carepa, também presente ao evento, junto com o filho Luiz Otávio, recebeu uma plaqueta como reconhecimento da FPDA ao seu apoio à natação paraense.

Lucas e Rregina Gomes

Dois atletas conseguiram uma boa performance no torneio, os irmãos Lucas e Regina Gomes foram brilhantes na competição. Lucas Gomes nadou 50 m Borboleta e ficou com a medalha de ouro na quinta-feira, e nos 50 m Livre, ficou com o bronze.
Na sexta-feira Lucas Gomes entrou para nadar os 100 m Livre e conquistou a medalha de prata, também ficou com a segunda colocação nos 50 m Peito e no Revezamento Livre.
No sábado, Lucas voltou para nadar o Medley, teve uma excelente participação, foi a primeira vez que Lucas nadou essa prova e chegou na frente de todos com uma boa margem de distância, teoricamente, ficaria com a medalha de ouro, mas um erro na segunda batida de chegada, desclassificou o atleta.
Em sua última apresentação no sábado, Lucas entrou para disputar o Revezamento 50 m Medley e voltou a ficar com a medalha de prata. No total, conquistou 6 medalhas, com uma de ouro, quatro de prata e uma de bronze.
Já sua irmã Regina Gomes foi mais brilhante ainda, na quinta-feira entrou duas vezes na piscina e conquistou duas medalhas de ouro. Nos 100 m livre e no revezamento 4x4 livre.
Na sexta-feira Regina Gomes voltou a vencer, ficou com o ouro nos 200 m Livres. No sábado, Regina Gomes nadou duas vezes, na primeira disputa ficou com a medalha de prata nos 50 m Livres e o bronze em outro revezamento. No domingo, a atleta entrou na piscina para a disputa dos 400 m livre e manteve a hegemonia, venceu fácil, ficando com o quarto ouro na competição.
Regina Gomes totalizou 6 medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze. Um erro da atleta afastou do troféu melhor índice técnico da competição, Regina nadava os 400 m livres e como tinha uma margem de distância sobre as rivais, achou que já tinha completado a prova e parou, sendo alertada de imediato pelo árbitro da prova de que ainda faltava mais 50 metros para finalizar a prova, tendo perdido alguns segundos na prova, isso foi prejudicial na contagem do tempo geral para concorrer como melhor atleta no índice técnico.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Irmãos Lucas/Regina Gomes e Davi

O pequeno mascote

Outro da família que também está começando a sentir o gosto pela natação é o pequeno Davi Arakém, irmão de Lucas e Regina. Ainda não é atleta, mas já acompanha os irmãos seja em competições locais ou nacionais, lá está ele, desfilando junto dos atletas como no último Kako Kaminha de Fortaleza Mirim/Petiz, entrou carregando a Bandeira do Pará com os atletas da Adesef/Banco da Amazônia na abertura dos jogos.
Davi Arakém acompanha a delegação da escola em jogos fora do Estado desde os 3 anos, já viajou até Recife e duas vezes para Fortaleza, sempre em companhia da mãe Selma e da tia Solange. Nas competições locais, Davi está sempre presente. É bastante querido por todos na Adesef, tanto atletas como técnicos e mães de atletas.








Lucas Gomes em Fortaleza - Kako Kaminha 2009



Regina Gomes em Fortaleza - Kako Kaminha 2009

Paixão pela água

O gosto pelo esporte no Brasil geralmente começa com a paixão pelo futebol, pelo vôlei, futsal ou por um outro esporte que alguém da família pratica. Não foi o caso dos atletas de Natação da Adesef/Banco da Amazônia, os irmãos Lucas e Regina Gomes. Ele com 10 e ela com 13 anos, começaram a praticar natação do mesmo modo, para melhorar a saúde e como ocupação. A rotina dos treinos na escola da Feij, na Av. Magalhães Barata em Belém, aumentava nos dois o sonho de serem verdadeiros atletas de Natação. Tendo os dois como técnico, o professor Dionísio, homem de poucas brincadeiras com seus atletas e muitas vezes, até chato, pela seriedade. Foi o que de melhor poderiam encontrar para um início de carreira vitoriosa. Regina Gomes começou em 2007 na Feij e em 2008 se transferiu para a Adesef. Lucas Gomes começou em 2008 e em 2009 também partiu para a Adesef. Hoje os dois atletas são vencedores e começam a despontar no cenário da natação nacional. Regina Gomes é atleta de muita coragem, também nada em maratonas aquáticas, como em 2009, disputou a maratona Murubira/Farol e chegou em terceiro lugar no geral feminino. E na recente maratona da Baía do Guajará, também chegou na terceira colocação geral feminina.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Lucas Gomes no Kako Kaminha/Fortaleza 2010


Kako Kaminha de Fortaleza 2010 -  Mirim/Petiz

Nos dias 22 e 23 deste mês, Lucas Gomes viajou até Fortaleza para a disputa do Norte/Nordeste Mirim/Petiz - Troféu Kako Kaminha pela  Adesef/Banco da Amazônia. Em 3 provas disputadas na capital cearense, 100 metros Peito, 50 metros Peito e 50 metros Borboleta, Lucas Gomes ganhou uma medalha de bronze (100 m Peito)  e  ficou em quarto nos 50 m Borboleta e em quinto nos 50 m Peito.
A medalha de bronze foi uma premiação para Lucas Gomes que começa a ganhar espaço em competições nacionais, na natação local, Lucas Gomes também aparece como grande surpresa em algumas modalidades. O seu forte está nas provas 100 e 200 metros Livre, mas por escolha da escola, Lucas não nadou em Fortaleza na sua prova preferida.
Em 2009, Lucas Gomes começou a treinar na Adesef e mostrar seu potencial com desenvoltura, nas primeiras competições Lucas Gomes já desenhava para seus técnicos que seria uma promissora aposta na Natação. Hoje Lucas Gomes aparece como surpresa no Ranking Nacional, como 2º colocado nos 200 metros Livres com o tempo de 02’51”30, atrás do baiano Izaac Paula Junior da escola São José/BA, que tem o tempo de 02'45"26. Nos 50 metros Livre, Lucas Gomes aparece em 14º lugar, nos 50 metros Borboleta está em 12º lugar, 15º nos 50 metros Peito. Nos 50 metros Costa está na 10ª colocação. Esse Ranking é divulgado pela WebSport, site oficial na divulgação de Rankings de Natação da CBDA, consulta de treça-feira (25 de maio de 2010.